TESTES DE WICK E BONDING PARA SERVIÇO DE AERONAVES
MILLIOHM MEASUREMENT FOR MILITARY AND CIVILIAN AVIATION
Numa era de tecnologia ultramoderna para controlo de voo e navegação na aviação civil e militar (navegação por satélite, fly-by-wire, etc.), garantir a segurança do voo goza de prioridade máxima – mesmo quando prevalecem influências externas adversas. Os sistemas elétricos devem funcionar de forma confiável e livre de erros, independentemente de toda e qualquer influência interna e externa.

MILLIOHM MEASUREMENT FOR MILITARY AND CIVILIAN AVIATION
Os perigos aéreos podem resultar rapidamente em desastres. A exigência de segurança intransigente também se aplica sob condições climáticas severas: frio extremo, neve, granizo e trovoadas. Em particular, este último constitui um grande desafio para os sistemas elétricos e eletrônicos (aviónica) a bordo, embora as aeronaves estejam equipadas com um revestimento exterior totalmente condutor que funciona como uma gaiola de Faraday – o que significa que, em princípio, é necessária uma proteção adequada contra a queda de um raio. oferecido.
Dia após dia, os aviões estão expostos a todas as influências ambientais concebíveis, como campos eletromagnéticos (radar, rádio/televisão, radiação cósmica), colisões com pássaros, tempestades, granizo, humidade, pressões extremas e diferenças de temperatura, bem como relâmpagos.
- Quedas de raios – destruição e mau funcionamento de equipamentos e sistemas
- Influências ambientais – choques, vibração, radiação, colisão com pássaros
- Carga eletrostática – interferência em sistemas de comunicação e navegação
- Flutuação de temperatura – condensação resultante de diferenças extremas
- Corrosão – condutividade reduzida, danos por corrosão
Quando duas superfícies são friccionadas, elétrons são transferidos de uma superfície para a outra. Durante o voo, um avião entra em atrito contínuo com a atmosfera. Esse atrito resulta no acúmulo de uma carga estática dentro da fuselagem. O excesso de elétrons tende a se acumular nas finas bordas de fuga da aeronave, como as extremidades dos ailerons, lemes, profundores, flaps, etc. Se a carga nas várias partes da aeronave não for uniforme, a probabilidade de faíscas aumenta, o que aumenta. pode resultar em incêndio.
Cargas estáticas também podem causar interferência em equipamentos de rádio de aeronaves. Para evitar isso, as aeronaves são equipadas com as chamadas mechas. Eles fornecem ao excesso de elétrons um meio de fluir de volta para a atmosfera, em vez de serem retidos dentro da fuselagem. A carga estática é evitada desta forma. As pontas das mechas parecem escovas e oferecem resistência mínima, facilitando a fuga dos elétrons.
TAREFA DE MEDIÇÃO
Independentemente de a aeronave ser usada para fins militares, públicos ou privados, o revestimento externo que consiste em componentes de chapa metálica leve e rebitada deve ser testado em intervalos regulares quanto à condutividade adequada, a fim de garantir que continue a funcionar como uma gaiola de Faraday, mesmo em o pior cenário, ou seja, se for atingido por um raio. Se a camada externa não demonstrar impedância adequadamente baixa, poderá ocorrer interrupção parcial no caso de alta corrente de descarga atmosférica, resultando na negação do efeito Faraday. O teste de ligação é baseado em medições de resistência nas junções de contato e o teste de mecha na medição da resistência geral de seções da pele externa à mecha.
Resistências de apenas alguns miliohms devem ser detectadas e os valores limites devem ser verificados e registrados. Devido ao fato de o pavio incluir um caminho de descarga em série, o supressor de faíscas também deve ser testado quanto ao funcionamento correto (após a medição de baixa impedância) com a ajuda de um testador de isolamento (METRAHIT IM XTRA ou METRAHIT ISO AERO).
O chamado método de medição KELVIN é implementado em instrumentos de medição para testes de ligação e mecha, ou seja, um método de medição de 4 fios (método de medição com correção de tensão). Todas as resistências de contato e dos cabos de medição são compensadas por este método de medição, pois caso contrário distorceriam os valores finais medidos. É usada medição de corrente ponto a ponto, ponto a estrutura ou reversa.
SOLUÇÃO ANTERIOR
Miliohmímetros alimentados por baterias grandes, que são, portanto, difíceis de manejar e relativamente pesadas, eram comumente usados no passado para o teste de ligação. Esses instrumentos também eram consideravelmente mais caros devido aos níveis mais elevados de complexidade mecânica. Eles oferecem correntes de teste de 1 ou 10 A (corrente de pulso de potência!), enquanto nosso instrumento fornece apenas corrente de teste CC de 0,2 ou 1 A (pulsada), mas isso é mais do que adequado para a maioria das aplicações.
SOLUÇÃO AVANÇADA COM GOSSEN METRAWATT
A série de multímetros METRAHIT oferece aos usuários instrumentos de medição e teste extremamente leves, compactos e robustos, alimentados por bateria e altamente precisos. Esses recursos são uma vantagem significativa para uso no local. Além disso, o preço de compra comparativamente baixo oferece uma vantagem econômica convincente.