Teste de abertura e fechamento de DISJUNTOR – ACTAS
TESTE DE DISJUNTOR
- Método de temporização GIS
- Método de resistência estática
- Método de Resistência DYNAMIC
ACTAS – Sistemas de teste de comutação
Sistemas de teste de comutadores
Os sistemas de teste ACTAS, PROMET e EPOS fornecem informações precisas sobre a condição da câmara do interruptor/unidade do disjuntor e do atuador sem a necessidade de abri-los. O grande número de parâmetros a serem determinados, a variedade de tipos de painéis utilizados e as condições ambientais adversas durante os testes no local impõem as mais altas exigências à tecnologia de teste.
Medições abrangentes para a análise de dispositivos de comutação
Os sistemas de teste ACTAS permitem uma análise abrangente de todos os tipos de comutadores, incluindo a avaliação dos seguintes parâmetros:
- Tempos de comutação dos contatos principais e de resistência
- Medição de resistência estática e dinâmica
- Tempos de comutação de contatos auxiliares
- Corrente e tensão da bobina
- Corrente operacional e tensão do enrolamento da mola ou motores da bomba
- Valores de pressão, deslocamento e temperatura
- Movimento mecânico do contato principal
O teste atende a todos os requisitos para avaliar o comportamento mecânico de disjuntores de alta tensão de acordo com a IEC 62271-100.
Executando testes automaticamente
Depois de conectar o DUT, o plano de teste preparado pode ser iniciado imediatamente e processado automaticamente. Todos os valores e parâmetros medidos necessários podem ser determinados em um único teste, mas também é possível executar cada etapa de teste individual separadamente.
A avaliação dos resultados das medições é efetuada com base nos valores-limite memorizados ou nas impressões digitais armazenadas com os novos registos de medição.
Operação confiável na faixa de tensão extra-alta com alta precisão de medição
O uso de componentes de hardware comprovados e excelente compatibilidade eletromagnética garantem uma operação confiável dos sistemas de teste durante os testes no local na faixa de tensão extra-alta.
Uma precisão básica de 0,05% com uma resposta de frequência absolutamente linear garante testes com a mais alta precisão. As taxas de amostragem para a aquisição dos sinais de medição analógicos e binários podem ser selecionadas livremente na faixa de 100Hz… 50kHz, a resolução é de 16 bits.
Alta flexibilidade e fácil operação por meio de operação autônoma ou controle externo do PC
O equipamento de teste portátil ACTAS é controlado por um software ergonômico e fácil de usar, diretamente através da tela sensível ao toque de 7″ ou através do software para PC desenvolvido para sistemas operacionais Windows®.
Ambos os pacotes de software são intuitivos e simples, para que os dispositivos possam ser usados diretamente para testes sem treinamento e instrução especiais, economizando tempo e dinheiro.
Teste com aterramento em ambos os lados
Para excluir um perigo causado pelo acoplamento de tensão capacitiva de painéis de distribuição vizinhos, o painel é aterrado em ambos os lados se houver pessoas presentes nas proximidades.
No entanto, ao usar métodos de medição convencionais para testes de comutação, o aterramento deve ser removido pelo menos de um lado.
Com o método de temporização DYNAMIC, as medições podem ser realizadas mantendo o aterramento em ambos os lados. Isso oferece uma grande vantagem de segurança e, ao eliminar as etapas necessárias para remover o fio terra, o teste se torna mais fácil e rápido.

Teste a configuração em um switch externo.
Método de temporização DYNAMIC
O método DYNAMIC Timing permite testar sob aterramento de dupla face, em até 12 ou mais câmaras de interrupção. Ao contrário da avaliação por meio de um sinal binário simples, o DYNAMIC Timing permite o diagnóstico sonoro das unidades de disjuntor durante toda a operação de comutação. Mesmo dispositivos de comutação com diferentes materiais de contato, como grafite, tungstênio ou prata, podem ser testados de forma confiável e precisa com o método DYNAMIC Timing.
Método de temporização GIS
O método de temporização GIS, uma função especialmente desenvolvida pela KoCoS, permite que as medições do tempo de comutação sejam realizadas em dispositivos de comutação GIS aterrados em ambas as extremidades. Tal como acontece com o método de temporização DYNAMIC, nossos dispositivos de medição de resistência são usados como fontes de corrente e, além disso, um pulso de corrente é medido através das bobinas de Rogowski conectadas ao eletrodo de aterramento isolado, a partir do qual o tempo de comutação pode ser determinado

Medição em painel de distribuição GIS trifásico fechado com bobinas ACTAS P360, PROMET R600 e Rogowski em eletrodo de aterramento isolado.
Avaliação da unidade de disjuntor por meio de análise de resistência de contato
Ao medir regularmente a resistência de contato estática e dinâmica, podem ser feitas declarações precisas sobre a condição de todo o sistema de contato. O trabalho de manutenção necessário pode ser identificado em um estágio inicial e os tempos de inatividade evitados.
O testador de resistência KoCoS PROMET pode ser usado para realizar medições de resistência de contato tripolar e integrá-las diretamente na sequência geral de teste. A corrente de teste pode ser ajustada para um máximo de 600 A. Mesmo resistências muito pequenas na faixa de microohm de um dígito podem ser medidas com precisão muito alta. Os valores medidos são incluídos na avaliação do teste e na saída no relatório de teste.
Método de resistência estática
Uma alta resistência de contato dentro de um dispositivo de comutação leva a uma alta dissipação de energia, combinada com estresse térmico e possível destruição do dispositivo de comutação. Falhas como alta resistência de contato devido a conexões defeituosas podem ser detectadas medindo a resistência de contato estático com o Método de Resistência ESTÁTICA.
Método de Resistência DYNAMIC
Com o Método de Resistência DYNAMIC, a curva de resistência é determinada durante um processo de comutação livremente definível. A medição permite, por exemplo, tirar conclusões sobre o comprimento e a condição dos contatos de arco em chaves de alta tensão. Ou para tornar o desgaste de contato de sujeira/depósitos na unidade do interruptor visível pela curva de resistência.
